
QUARTZO
Existe um material que está roubando a cena nos ambientes planejados, especialmente nas bancadas das cozinhas! As bancadas de Quartzo estão aparecendo cada vez mais nos projetos e conquistando clientes por questões funcionais e aspectos estéticos.
Muitas pessoas confundem e acreditam que quartzo e silestone são materiais diferentes, e na verdade são a mesma coisa! A diferença entre silestone e quartzo é que o silestone é uma marca européia de quartzo – que também é vendida no Brasil.
Composição do Quartzo:
Diferente do granito e dos mármores, o quartzo não é uma pedra 100% natural, e o seu processo de industrialização confere uma aparência uniforme e simples, e este é um dos aspectos que a torna tão atrativa para os projetos contemporâneos. O processo de industrialização não degrada o meio ambiente e confere ao quartzo o título de material sintético e para muitos é sinônimo de sustentabilidade.
O quartzo que é comercializado para ser usado nas bancadas das cozinhas deve obedecer a norma e ser composto por 94% de Quartzo (material contido no granito) e 6% de Resina. Além disso, algumas empresas adicionam pigmentos e pequenas quantidades de vidro ou partículas metálicas para gerar variedades de cores e texturas.
Cuidado importante na hora de adquirir sua bancada: Busque conhecer a qualidade do material que você está comprando. A Silestone é uma marca internacional que tem vários certificados de qualidade, mas existem muitos outros fornecedores que vendem o quartzo para bancadas e que são tão boas quanto. Entretanto, existem materiais visualmente idênticos no mercado que não obedecem a norma de 94% de quartzo para 6% de resina, e isso pode influenciar negativamente na qualidade do material. Por isso, busque informações, compare preços e desconfie quando um produto tiver o preço proporcionalmente muito inferior aos demais que você orçou.
Resistência e Rigidez:
A pedra quartzo em sua forma bruta é o segundo mineral mais abundante da Terra e é extremamente rígido, pois é o último mineral a se formar no resfriamento do magma. Tudo isso torna as bancadas de quartzo resistentes à choques e batidas, e até 11 vezes mais resistentes do que as bancadas de granito.
É claro que não é indicado cortar frutas e verduras com facas direto na bancada, sem o uso de tábuas e superfícies adequadas, mas o quartzo não risca profundamente, com o uso ou queda de um utensílio como um garfo, por exemplo. O máximo que vai acontecer nestes casos é um risco superficial, que sai facilmente.
Impermeável Bactericida:
O quartzo é um material não poroso que não precisa ser impermeabilizado. A sua textura não permite o crescimento de bactérias e é resistente a manchas, o que facilita bastante a limpeza da cozinha e protege os alimentos o preparo de receitas.
Por isso esse material vem sendo muito usado em bancadas de cafés e restaurantes.
Resistência á Altas Temperaturas:
Se você estiver buscando um material que possa apoiar panelas diretamente sem um suporte, ou revestir a boca da churrasqueira, o quartzo com certeza não é o material mais indicado. Se comparado ao granito, o quartzo não é um material com muita resistência à altas temperaturas.
Aparência e Estética:
O acabamento da bancada de cozinha de quartzo pode ser totalmente liso e homogêneo visualmente, e essa é uma das maiores vantagens deste material. Ele fica lindo aplicado em projetos contemporâneos e minimalistas. Dependendo da sua composição e do acréscimo de partículas de vidro, o quartzo pode ter o efeito visual de pequenos pontos de brilho.
Durabilidade e Manutenção:
Uma cozinha com bancada de quartzo pode durar por muitos anos se tiver a composição de acordo com a norma e se forem tomados os devidos cuidados. É comum encontrar fabricantes que dão garantia de 10 anos.
No momento da instalação é importante que sejam usados rejuntes de epóxi, que não correm o risco de amarelar com o tempo.
Aplicação do Quartzo:
O quartzo pode ser usado em qualquer superfície de ambientes internos, incluindo bancadas de cozinha e banheiros, nichos de banheiros, escadas, banheiras, pisos, paredes, soleiras, tampos de mesa, entre outros. Inclusive, podemos fazer cubas esculpidas com quartzo, o que geralmente é mais usado nos banheiros e lavabos.
Por conta da resina que faz parte da sua composição, este material não é resistente a raios solares ou qualquer outro tipo de emissão de raios UV, por isso é indicado que o quartzo não seja usado em bancadas de áreas externas expostas ao sol, especialmente as cores intensas, como: vermelho, preto e laranja.
Cuidados:
Este foi um material desenvolvido para ser usado em bancadas de cozinha e muito resiste, mas apesar de alguns fabricantes afirmarem que é permitido o uso de facas sobre a bancada, o ideal é não abusarmos desta propriedade.
É recomendado que sejam usados apoios e descansos de panela, pois o quartzo não pode ter contato direto com altas temperaturas, com eletrodomésticos ou utensílios que sofrem variação de temperatura.
A limpeza é muito simples! Os fabricantes de quartzo recomendam o uso de água morna e um detergente neutro, que deve ser aplicado na superfície, seguido de um leve polimento com um pano macio seco. Com estes cuidados, a superfície da bancada de cozinha manterá seu brilho por muitos anos e não perderá a garantia.
Valores em Relação à Pedras Naturais:
O valor de uma bancada de quartzo com certeza é maior do que vários outros materiais, como grande a maioria dos granitos e mármores, por exemplo. Os acabamentos diferenciados também costumam aumentar bastante o preço, como cubas esculpidas no mesmo material, acabamento liso, bancadas mais espessas, rebaixos para áreas molhadas, recortes arredondados… Entretanto, o quartzo é um dos poucos materiais que proporciona bancadas com acabamentos homogêneos e alta resistência a manchas, inclusive nas cores mais claras.
Cuidado! Alguns fornecedores podem produzir bancadas com mais resina na composição e menos quartzo, o que tende a baixar o preço. Entretanto, a qualidade do produto cairá proporcionalmente e pode ficar bem menos resistente à choques, atritos e manchas.
Cores Diferenciadas:
É comum encontrarmos mármores e granitos em tons de branco, creme, marrom e preto. Por isso, muitas pessoas que optam por usar quartzo na bancada da cozinha, acabam explorando os quartzos, que é um material sintético, para aplicar cores bem diferenciadas e vivas, como laranja, vermelho e amarelo.
O quartzo possui uma grande variedade de cores e acabamentos bem diferenciadas e incomparáveis às pedras naturais.
Esse leque de possibilidades auxilia no desenvolvimento do projeto e na composição da decoração do ambiente, e muitas vezes se torna o elemento central de um espaço, dependendo da cor e do acabamento escolhido. Como o quartzo é um material sintético e possibilita o acabamento uniforme, as chapas não tendem a ter muita variação de tonalidade e veios, como numa peça de mármore ou granito.
Quartzo Branco:
Apesar do leque de possibilidades e cores que o quartzo oferece, as cores mais usadas ainda são as cores bem claras e neutras, como branco, creme e cinza. Mas se o quartzo é mais caro do que o granito, e é possível encontrar chapas de mármore e granito em cores claras, porque usar quartzo? Além de ser mais sustentável, por ser um material sintético o quartzo não tem veios ou manchas, e tem sido bem mais aceito esteticamente pelos profissionais.