top of page
MÁRMORES

     O Mármore é muito utilizado na construção civil como revestimento e elemento decorativo. Ele é uma rocha metamórfica composta principalmente por Minerais de Calcita e possui coloração mais uniforme com veios bem definidos. É um material menos resistente e mais poroso que o granito, mas pode ser tratado para que fique impermeável.

     Diferente do granito, que possui uma superfície mais uniforme, o mármore é um elemento extremamente marcante por ter os veios, e isso torna qualquer peça de mármore muito exclusiva e única.

     Na hora de escolher o tipo de acabamento do mármore, a instalação e até mesmo qual pedra comprar, surgem muitas dúvidas. Então selecionamos algumas dicas que vão te ajudar nessa escolha, iniciando pelos três tipos de acabamento mais comuns (polido, levigado e jateado) e depois falando sobre alguns dos tipos de mármore.

 

     Mármore polido:

     O mármore com acabamento polido passa um processo intenso de polimento até que a chapa brilhe por si só. A chapa fica completamente plana e bem lustrosa e é comum utilizá-lo como piso em ambientes secos, quartos e salas, ou como bancadas de pia de mármore. Este acabamento possui fácil manutenção, mas é bastante escorregadio se utilizado como piso.

 

     Mármore levigado:

     Também conhecido como semi-polido, é plano, só que um pouco mais fosco do que o polido. Para obter a peça com acabamento levigado, é necessário lixá-la com abrasivos até deixá-la lisa e sem nenhum arranhão. 

Se compararmos uma peça de mármore à uma de porcelanato, o mármore polido seria o acabamento brilho e o mármore levigado seria equivalente ao porcelanato acetinado.

 

     Mármore jateado:

     É ideal para áreas externas e de churrasco porque torna a pedra menos escorregadia. Para chegar nesse acabamento, a pedra recebe um jato de areia que a deixa áspera.

 

     Mármore Branco Carrara: também é conhecido apenas como mármore carrara. Ele é um dos mármores mais desejados porque possui o fundo claro com veios bem definidos e marcantes em cinza ou preto. Ele fica incrível em ambientes minimalistas ou clássicos, sempre deixando o ambiente sofisticado.

 

     Mármore Branco Piguês: é um mármore grego que tem os veios menos definidos que o mármore carrara e em tonalidade de cinza claro. Mesmo no acabamento polido, não fica com tanto brilho quanto o carrara, mas tem um preço mais acessível.

 

     Mármore Branco Nacional: muito utilizado em casas antigas brasileiras. Ele é bem uniforme, praticamente sem veios e tem uma superfície mais rugosa. Ele é o mais barato entre os três mármores brancos e, às vezes, as pedras internas podem ter tons um pouco esverdeado.

 

     Mármore Ônix: é um mármore naturalmente translúcido e não precisa de nenhum processo de refinamento para ficar assim. Por isso, está sendo cada vez mais utilizado em peças com retro iluminação.

     Para quem gosta de luxo e modernidade, as cubas esculpidas e os grandes painéis retro iluminados são uma excelente escolha. A retro-iluminação geralmente é feita com fitas de LED que criar esse efeito de luz difusa, valorizando o desenho natural do mármore.

 

     Mármore Travertino Romano: é um mármore italiano de cor bege com veios longilíneos e constantes, como se fossem finas camadas de areia. Ele é um mármore bem poroso e se for utilizado em áreas como banheiro e cozinhas, precisa passar por um processo de preencher os furos com resina e impermeabilizá-lo.

 

     Mármore Marrom Imperial: mármore espanhol com tonalidades de marrom no fundo e veios que variam de bege a branco. Ele geralmente possui muitos veios próximos uns aos outros, o que torna a peça bem chamativa.

Além do marrom imperador, também existe o marrom imperador light, que é um pouco mais claro que o comum.

 

     Mármore Preto: o tipo mais comum de mármore preto é o Nero Marquina. Ele possui o fundo preto com veios brancos muito marcantes, que trazem luxo ao ambiente.

 

     Como o mármore é um material mais poroso e suscetível à absorção de água, ele precisa ser impermeabilizado adequadamente. A melhor impermeabilização é feita por profissionais depois do mármore já instalado, mas é possível fazer você mesmo com os produtos adequados encontrados em lojas de materiais de construção.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page